segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Novo Nascimento

Texto apoio para o artigo: João cap 3 versos 1 a 15.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho ? Acaso pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe, e nascer ?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3: 4-6

No 5º verso de João 3, vemos Jesus falando acerca de um novo nascimento, um nascer da água e do Espírito,
Nicodemos, conforme diz a palavra(Jo 3:1), era homem importante entre os Judeus da época e não havia perguntado nada a Jesus que provocasse tal resposta.
Fazendo menção ao capítulo anterior(Jo 2: 23-25) onde João relata que Jesus conhece o íntimo de cada um, vemos Jesus dando uma resposta a Nicodemos que contesta o que Nicodemos pensava em seu interior à respeito das coisas de Deus:

Este (Nicodemos) foi a Jesus de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que vieste de Deus como Mestre, porque ninguém pode fazer esses sinais que Tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. João 3: 2-3

Os judeus daquela época viviam pela Lei de Moisés, seguiam o Antigo Testamento, porém não aceitaram que Jesus era o Messias que os profetas do antigo testamento anunciaram.
Para Nicodemos, como sendo um governante judeu, não seria conveniente ir a presença de Jesus e o chamar de Mestre perto dos fariseus, mas ele em seu coração cria em Jesus como sendo enviado de Deus.
Percebemos ainda que a convicção que Nicodemos tinha em Jesus vinha dos milagres e maravilhas (sinais) que Jesus realizava. (João 3: 2)
Por medo da exposição e temendo comprometer sua dignidade e até mesmo sua segurança, Nicodemos decide encontrar Jesus a noite, confirmamos isso mais pra frente em (João 7: 50).
Jesus conhecendo o seu coração e todos os seus pensamentos alertou a Nicodemos dizendo que lhe era necessário nascer de novo, do contrário não veria o Reino de Deus. (João 3:3). Nicodemos queria saber mais sobre o novo nascimento.

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho ? Acaso pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe, e nascer ? Joao 3:4
Jesus então ensina que Nicodemos deve morrer para a carne (João 3: 6) e nascer da água (Rm 6: 4) e do Espírito Santo (Tg 1:18 ; I Pe 1:23).
Jesus neste momento confirma o que já havia sido profetizado por João Batista como podemos ver em Lc 3:16

João respondeu e lhes disse: Eu vos batizo com água: mas vem o que é mais forte que eu, ao que eu não sou digno de desatar-lhe a correia de Suas sandálias; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Lc 3: 16

A palavra nos ensina que para nascer da água e do Espírito é necessário passarmos por 2 batismos:

  • O batismo com água: "Fomos, pois, sepultados juntamente com Ele para a morte por meio do batismo, a fim de que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de vida" (Rm 6:4)
  • O batismo com Espírito Santo: "O vento assopra onde quer e ouves sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (Jo 3:8)
Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso ?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não conheces essas coisas ?
Na verdade, na verdade te digo que nós falamos o que sabemos e testificamos o que vimos; e não recebeis o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas da terra, e não crestes, como crereis se vos falar das do céu ? (Jo 3: 9-12)

Analisamos que tudo que Jesus estava falando se referia a nossa vida aqui na terra, um novo nascimento, uma nova vida aqui na terra, logo, o Salvo não precisa morrer para gozar Vida Eterna porque esta VIDA passa a ser desfrutada aqui e agora, graças ao sacrifício feito por Cristo (Jo 5:24; 6:47), sendo, a VIDA após a morte, uma conseqüência lógica e justa de uma sábia escolha tomada durante esta vida, em favor da VIDA.
Antes do novo nascimento, o homem é apenas uma criatura para Deus. Depois que o ser humano aceita Jesus, pela graça do Novo Nascimento ele passa a ser Filho de Deus: “Mas a todos quantos o receberem, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome” (Jo 1:12).

A Nova Vida é obra exclusiva do Espírito Santo. Quem se converte, não precisa morrer fisicamente para nascer de novo, mas nasce novamente através do Espírito Santo (Jo 3:1-15).
É tão impressionante a transformação moral e espiritual e, conseqüentemente, física, que uma pessoa recebe que o próprio Cristo a chamou de novo nascimento e o apóstolo Paulo de “novidade de vida” (Rm 6:4).
Não se trata de uma reencarnação ou novo nascimento físico, mas sim um Novo Nascimento espiritual, onde somos gerados pela Palavra de Deus, através do Espírito Santo. (Tg 1:18; I Pe 1:23).



Que a paz do Senhor seja com todos
Abraços,
Renan Roberto.

Deixe seu comentário com críticas, dúvidas, sugestão de artigos, opiniões, etc.









9 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom ver pregações disponibilizadas de pastores diferentes ,hoje em dia , por questões diversas , alguns ministérios estão divididos mas a palavara de Deus deve ser assim levada com essa visão de união , pois Deus é Amor.
Obrigado Renan Roberto , estarei lendo os seus artigos , Deus lhe abençoe
Graça e Paz ...

Anônimo disse...

Muito Edificante Deus Falou muito Comigo por meio dessa Palavra Agradeço a Deus e você... Que Deus Ti Guarda em Seus Braços.

Anônimo disse...

Só acho que deve-se ter cuidado em dizer que nesta vida iremos desfrutar dos benefícios divinos. Claro que iremos como cristãos pois assim diz a Bíblia, mas não devemos deixar de explicar que passaremos por dificuldades. É bom que se diga isto, pois podem existir pessoas que são cristãs e passem por provações no momento e fiquem na dúvida se realmente são filhas de Deus.

Unknown disse...

Romanos.6:4,não fala claramente sobre o batismo em água, pois a bíblia sagrada na edição revista e corrigida,1995 diz:"De sote que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, assim como Cristo ressuscitou dos motos pela glória do Pai, assim andemos ,nós em novidade de vida." Portanto o novo nascimento está relacionado em estarmos sepultado com Cristo na sua morte e não simplesmente
sermos batizados em água. Eliel Costa. Capitão Poço-Pá em 29/12/2013

Renan Roberto disse...

Jonas Pereira,
Obrigado pelo seu comentário.
Desejo que Deus te abençõe e continue nos guiando em verdade do evangelho.

Renan Roberto disse...

Ao irmão Anonimo
Querido, agradeço pelo seu comentário.
Em momento algum falei sobre prosperidade neste artigo, apenas sobre o novo nascimento, que está relacionado a vida eterna.
Em que parte do texto dei margem para tal interpretação ? rs, fico no aguardo. Um grande abraço, e fique na paz de Cristo.

Renan Roberto disse...

Ao irmão Eliel Costa
Obrigado pelo seu comentário irmão, conto com sua visita aqui no blog mais vezes e que juntos possamos crescer em graça e em conhecimento.
Quanto ao batismo na agua, sei que diversas denominações o fazem de um jeito diferente, porém, são apenas simbologias de morrer para o pecado e nascer para a vida. (Uma nova vida, de arrependimentos)
O batismo por imersão por exemplo, é uma simbologia, de quando mergulhamos (morte) e quando subimos (vida).
Eu poderia ter utilizado qualquer outro versículo, que citasse a palavra "água" (teria ficado mais claro para você, pois você procurou a palavra e não o significado).
Porém,me atendo ao fato de que o batismo nas águas é apenas uma representação, preferi citar Rm 6:4 que melhor esclarece o "sentido" do batismo nas aguas.
Um grande abraço, e que Deus abençõe.

maria antonia mendes disse...

a paz do SENHOR JESUS abençoa

cintilante disse...

O primeiro nascimento é o "corpo planetário" ou "corpo físico", e o "NASCIMENTO SEGUNDO" é o NASCIMENTO DO FILHO DO HOMEM, o NASCIMENTO DO HOMEM AUTÊNTICO.
O FILHO DO HOMEM nasce na "Nona Esfera",___ o sexo; o FILHO DO HOMEM nasce da ÁGUA E DO FOGO. A "ÁGUA" é o Mercúrio da Filosofa Secreta, o ESPERMA SAGRADO, o ENS SEMINIS; o FOGO e o ENXOFRE citado pelos alquimistas medievais.
Este é o "NASCIMENTO SEGUNDO" de que falou Jesus O Cristo ao Rabino Nicodemus.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...