quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Desespero De Saul

Texto apoio para o artigo: I Samuel cap 28 versos 3 a 25


O erro de muitos que estudam a bíblia, é analisar versículos isolados, sem o seu contexto, a partir dai nasce uma série de doutrinas e seitas fora do parâmetro bíblico, Paulo disse em sua Carta aos Gálatas:
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro Evangelho diferente do que já vos tenho anunciado, seja anátema." (Ga 1:8)
O Evangelho ao qual Paulo se refere, é a bíblia como um todo, a analise integral dela, Jesus Cristo disse em João 5:39 "Examinai as Escrituras".
E hoje vamos abordar o polêmico capitulo 28 de I Samuel, que por muitos é interpretado como contexto isolado, sem sua integralidade, primeiro vamos fazer um resumo do livro de I Samuel
"Por esse menino orava, e o Senhor me deu o que lhe pedi.Eu o Dedico também ao SENHOR; todos os dias que ele viver serão do SENHOR. E adorou ali ao SENHOR."  (I Samuel 1: 27-28)
Samuel foi filho de um voto de Ana com Deus, mulher estéril, fez um voto onde consagraria o filho que o SENHOR lhe desse.
E assim cresceu Samuel, nas bases do judaísmo, até que Deus o chama e usa ele como profeta, mais pra frente Samuel se torna Juiz. (I Sm 7:3)
Foi homem muito querido do povo, foi usado por Deus, quando envelheceu colocou os filhos dele como juízes sobre Israel (I Sm 8:1), porem os filhos não andaram pelos caminhos de seu pai, e voltaram-se para a avareza (I Sm 8:3), e os filhos de Israel pediram um Rei que governasse sobre eles, assim como tinham as outras nações.
Logo, Deus manda Samuel eleger um Rei, conforme eles pediram e Samuel unge a Saul como Rei.
"Tomando, então, Samuel uma redoma de azeite, derramou-a sobre a cabeça de Saul, beijou-o e lhe disse: Não te ungiu o SENHOR por príncipe sobre o Seu povo de Israel ?" (I Sm 10:1)
Saul então foi ungido, não por Samuel, mas pelo próprio DEUS, ungido para reinar sobre Israel, porem mais tarde, Saul desobedece a uma ordem do Senhor (I Sm 15:1-9) e Deus se arrependeu de te-lo feito Rei de Israel (I Sm 15:35).
Deus decide então levantar um sucessor a Saul, alguém que fosse boa pessoa, e fiel a Deus então ele manda Samuel ungir a Davi

"Samuel tomou o chifre do azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR veio sobre Davi, Samuel se levantou e voltou para Ramá." (I Sm 16:13)

"O Espirito do SENHOR se afastara de Saul, e um espírito mau da parte do SENHOR o atormentava" (I Sm 16:14)
O Espirito do Senhor deixou de habitar em Saul e passou a habitar em Davi, e Saul era atormentado por um espirito mal, como consequência de sua desobediência inicial.
O Rei Saul pede aos seus criados para trazer um músico para tocar enquanto ele estivesse atormentado, e então eles chamam Davi. (I Sm 16:18)
Logo, Israel é desafiado por Golias, o gigante, Davi aceita e vence o desafio (I Sm 17:50)
Começa a partir dai, o ciumes de Saul, pois todos cantavam e bendiziam ao jovem Davi, e o Rei inicia uma série de perseguições para tentar matar Davi.
Davi era guiado pelo Espirito do Senhor, que livrava sempre das mãos de Saul, e por duas vezes entregou Saul em suas mãos, mas Davi não o matou, por medo de tocar em um ungido de Deus.
"Morreu Samuel, e se juntou todo o Israel, e o choraram, e o sepultaram em sua casa em Ramá. E se levantou Davi e se foi ao deserto de Parã."   (I Sm 25:1)
Morre Samuel, e Saul continua perseguindo Davi, até que Davi se junta aos filisteus para pelejar contra Israel, governada por Saul.
"Samuel já havia morrido, e todo o Israel o lamentara, e o haviam sepultado em Ramá, sua cidade. E Saul expulsara da terra os encantadores e adivinhos."   (I Sm 28:3)
Analisamos então o inicio do Capitulo 28, onde a bíblia repete o fato de Samuel ter morrido, e nos traz a informação de que Saul expulsou da terra todos os encantadores e adivinhos.
Saul era um Rei judeu, pois foi orientado por Samuel durante todo o seu reinado, e os judeus seguiam as Leis de Moisés, e estas são algumas delas:

Levitico 19.31 – “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus”;
Levitico 20.6-7 – “Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo. Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.” (compara-se à prostituição);

Deuterônimo 18.9-13 – “Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus.”
Não só no pentateuco, como em diversas passagens bíblicas posteriores Deus claramente condena consultas aos mortos, aos necromantes, adivinhos, etc. Ele é Deus único e suficiente.
Saul, ficou sabendo que os filisteus se acamparam em Suném (região próxima) e estavam se preparando para pelejar contra Israel.(I Sm 28:5)

"Saul consultou ao Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas."  (I Sm 28:6) 
Saul teve medo, e consultou ao Senhor, mas não teve resposta, nem por profeta, nem por sacerdote, e nem por sonhos. Deus não respondeu, pois Saul alem de ter sido desobediente estava perseguindo Davi por ciumes.

Então Saul disse aos seus auxiliares: "Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte". Eles disseram: "Existe uma em En-Dor".

Saul então se disfarçou, vestindo outras roupas, e foi à noite, com dois homens, até a casa da mulher. Ele disse a ela: "Invoque um espírito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser".  (I Sm 28:7-8)
Em seu desespero Saul procura uma necromante, ele conscientemente vai contra as Leis de Deus.

 "O rei lhe disse: "Não tenha medo. O que você está vendo? " A mulher disse a Saul: "Vejo um ser que sobe do chão".
Ele perguntou: "Qual a aparência dele? " E disse ela: "Um ancião vestindo um manto está subindo". Então Saul entendeu que era Samuel, inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra.
Samuel perguntou a Saul: "Por que você me perturbou, fazendo-me subir? " Respondeu Saul: "Estou muito angustiado. Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Ele já não responde nem por profetas nem por sonhos; por isso o chamei para dizer-me o que fazer". 
1 Samuel 28:13-15"





Trata-se de uma sessão mediúnica em tempos bíblicos, o que induziu Saul a pecar contra Deus mais uma vez foi justamente o desespero, não suportou o silêncio de Deus, ele queria uma resposta, queria um conselho do falecido Samuel.
Quando a palavra diz "Então Saul entendeu que era Samuel" significa que Saul apenas "entendeu" que era Samuel com base na descrição apresentada pela mulher.
O que o pseudo-Samuel diz a Saul era comumente conhecido em todo o Israel, v 16-18.
Aquela consulta era prática do erro tendo em vista que o próprio Samuel condenara tal pratica enquanto vivo
“Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. (I Sm 15:23)

Saul enquanto praticava o erro acabava sendo enganado pelo próprio satanás.
Outro ponto importante é que Samuel em vida nunca desrespeitou ao Senhor, e não seria agora que iria contra o Senhor entregando uma revelação que Ele não queria dar a Saul.
Alem de que as profecias supostamente dadas por Samuel deveriam ser precisas e corretas, porem houve diversas contradições.

  • Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (28.19); ele suicidou-se e veio a parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (31.11-13).
  • Nem todos os filhos de Saul morreram, v 19. Ficaram vivos pelo menos três filhos de Saul: Is-Bosete (2Sm 2.8-10), Armoni e Mefibosete, o qual seria neto de Saul (2Sm 21.8).
  • Saul não morreu no dia seguinte como é sugerido pela pseudoprofecia, 19. Se observarmos o contexto veremos que Saul morreu bem depois, 30.1, 10, 13, 17 e 2Sm 1.3.
  • Saul não foi para o mesmo lugar que Samuel, v 19. Ou Samuel estaria no inferno, ou Saul iria para o céu (ver 1Cr 10.13).
  • A Bíblia é clara em dizer que a morte de Saul foi devida à sua transgressão por ter consultado uma médium em En-Dor.
É importante sabermos que Deus se ira com práticas que vão contra as Escrituras, e mais ainda quando o sujeito tem a consciência de estar desobedecendo a Deus, como foi o caso de Saul.
A consequência deste erro custou a vida de Saul, conforme vemos a seguir:
"Assim morreu Saul, por causa de sua rebelião, com que prevaricou contra o Senhor, contra a palavra do Senhor, a qual não guardou, e porque consultou uma adivinha."     (I Cr 10:13)
Toda desobediência tem um preço, e muitas vezes o preço pode ser alto demais custando a própria vida.
A verdade está tão acessível a todos, mas infelizmente ainda existem os Saul's de hoje, pessoas que no desespero do silêncio recorrem a outros deuses, a praticas ocultistas, anti bíblicas.
Hoje agente tem o perdão gratuito que é alcançado pelo arrependimento sincero, Saul não se arrependeu pois aquilo parecia algo tão convincente aos olhos humanos. Mas Deus vê tudo em secreto, Ele sente o desprezo quando um filho rejeita o Evangelho.
Alem de ser um caminho enganoso e trazer consequências, a pessoa vai se distanciando cada vez mais do verdadeiro Deus.
“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”;  (Isaias 8:19-20)
A melhor decisão de um ser humano é reconhecer Jesus Cristo como único, suficiente e eterno Salvador, só Jesus morreu e deu seu sangue por você e ressuscitou no terceiro dia.
Em situações difíceis, de angústia, de desespero, faça como Davi, arrependa-te dos teus pecados e clame pelo Único DEUS que comprou a sua vida !



Que a paz do Senhor seja com todos.
Renan Roberto. 

Escrito por: Renan Roberto


Deixe seu comentário com duvidas, sugestões, críticas, opiniões, etc.


1 comentários:

Anônimo disse...

Aprendemos nesse estudo , que aos que confiam no Deus verdadeiro , não mais precisa de outro caminho,quando se encontra esse Deus na pessoa de seu filho Jesus Cristo , morremos, mas nascemos para a luz verdadeira que ilumina nossas vidas para sempre....
Graças e paz a todos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...