quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Qual A Base Dos Seus Sonhos ?

Texto apoio para o artigo: Genesis cap 37 versos 5 a 36

A ascensão atual da evolução humana tem causado cada vez mais no homem, uma tendencia de auto-suficiência, hoje o que mais vemos na mídia em novelas, banners, propagandas é essa sugestão do homem explorar e desenvolver suas próprias qualidades, seus talentos. O legislativo também tem partido dos mesmos princípios modernos e constantemente vemos novas políticas de direitos humanos, cada vez mais abrangentes, políticas visando a permissão de práticas até então "mal vistas" pela sociedade, e tudo com o objetivo de um dia ter uma sociedade igualitária, sem preconceitos, e cada vez mais auto-suficiente. Nem mesmo o Acadêmico do mundo atual ficou de fora, a ciência e a psicologia tem estudado com afinco áreas mais complexas do corpo humano, alguns afirmam até que o homem pode se auto-curar através da hipnose auto-indutiva, e há quem vive de estudar técnicas para aprimorar a capacidade de se auto-hipnotizar.

Surge então de uma crescente gradativa e também como pretexto para fortalecer as ideias dos 3 "poderes" sociais citados acima aquela simples frase "Sonhar não custa nada". É notório a inclusão do "sonhar" no vocabulário global àquelas pessoas que lutam contra a depressão, mas se esquecem de ensinar quem e como deve ser a base de um verdadeiro "sonho".
Ensinam o Sonho, baseado na Auto-Suficiência humana de conseguir realiza-lo com suas próprias forças e meios, mas vamos ver o que o Psicólogo dos psicólogos Jesus Cristo nos ensina:

Todo aquele, pois, que ouve Minhas palavras e as coloca em prática é comparado a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
Desceu a chuva e vieram as torrentes, sopraram os ventes e investiram contra aquela casa; e ela não caiu, porque havia sido alicerçada sobre a rocha.
Porém, todo aquele que ouve essas Minhas palavras e não as coloca em prática é comparado a um homem insensato, que edificou sua casa sobre a areia.    
E desceu a chuva, e vieram as torrentes, e sopraram os ventos, e deram com ímpeto contra aquela casa; e ela caiu, e foi grande sua ruína.                          Mateus 7:24-27

Jesus Cristo nos ensina através de uma parábola que os planos,projetos e sonhos de um homem que ouve e pratica as Suas palavras são firmes e não podem ser frustrados pois estão encima de uma base espiritual, estão garantidos pelo Criador do Universo, Deus.

Todo Sonho, todo plano e projeto, requer de nós dedicação, mas não só a dedicação física, afinal, alguns sonham com coisas materiais e estes acham que podem conseguir trabalhando, mas e os que sonham com coisas que o dinheiro não compra ? As vezes você tem um sonho que todo esforço humano do mundo não vai ser capaz de realiza-lo. Como você vai lutar e se dedicar a realizar o seu sonho ?.

"Mas buscai primeiramente o Reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6:33

"O SENHOR é bom, fortaleza no dia de angústia; e conhece os que Nele confiam."    Naum 1:7

O Senhor conhece os seus sonhos, e Ele quer realizar os teus sonhos, realizar os sonhos de quem ouve e pratica as Suas palavras, é palavra viva, buscai primeiramente as coisas do Reino de Deus, há uma similaridade entre buscar e praticar, pois quem busca as coisas do Reino não só ouve mas pratica as palavras de Deus.

A Bíblia é um manual de vida que Deus nos deu, é um livro escrito e inspirado pelo Espirito Santo.

"Porque nunca a profecia foi trazida pro vontade humana, entretanto, os santos homens de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."     2 Pedro 1:21

Por isso vale a pena estudarmos na Bíblia a vida de um homem que assim como todos nós teve Sonhos.

"E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente."          Gênesis 37:3-4

A vida do menino José, como nos revela a palavra, era invejada por seus irmãos desde o dia de seu nascimento, e a origem dessa inveja era justamente o ciúmes por seu pai amar mais a José do que aos demais.
Nesta época José era de aproximadamente 18 anos, quando teve seu primeiro sonho

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.  Gênesis 37:5-7

Não se tratava de um sonho que aquele humilde rapaz tinha traçado pra vida dele, mas sim de um Sonho de Deus pra vida dele, Deus revelou a José o que iria acontecer com ele, e José passou a viver sonhando os Sonhos de Deus pra vida dele, ele não pedia nada para sua vida mas Deus revelava a Sua justiça a José.
Do ponto de vista humano não é difícil imaginar que a inveja que seus irmãos tinham dele se agravou, e conforme diz a palavra, tiveram ainda mais ódio dele (Gn 37:5)

E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.   Gn 37:9-11

Deus ainda revela a José outro sonho, os irmãos o odiavam ainda mais, e até seu pai de inicio o repreendeu, mas guardou o caso em seu coração, e meditava nele.
A inveja é um sentimento maligno e quase sempre é usado por satanás para acabar com os sonhos do próximo.
Claramente vemos satanás aproveitando do sentimento de inveja, sentido pelos irmãos de José e usando em seu favor para prejudicar o garoto, como vemos a seguir

E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador!
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.            Gn 37:19-20

O plano era matar José e seus sonhos, mas o que Deus revela Ele cumpre, nada do que foi Prometido por Deus na tua vida pode morrer, pode parecer algo distante, algo irreal, mas o que Deus promete Ele cumpre.

"E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida."  Gênesis 37:21

"E tomaram-no, e lançaram-no na cisterna; porém a cisterna estava vazia, não havia água nela."  Gn 37:24

O que fazer quando você e seus sonhos estão em uma cisterna ?

José foi lançado na cisterna, estudos nos mostram que as cisternas daquele tempo tinham cerca de 7 metros de profundidade, não sabemos o modo que José caiu, provavelmente se feriu, e não é difícil imaginarmos o quanto ele clamava ao Deus de seu Bisavô Abraão, não há duvidas de que Jacó o ensinava a orar ao Deus de seu pai em momentos de dificuldade.
E qual foi a resposta de Deus ?

Como vimos em Mt 7:24-27 é promessa do Pai a quem Ouve e Pratica as Suas palavras, Ele Promete realizar os Seus sonhos, e Ele diz que quem busca, acha. (Lc 11:10)
Naquele momento Deus não respondia a José, José sem dúvidas tinha confiança e esperava que Deus o tirasse daquela situação, mas José não conseguia ver que os planos que Deus tinha na vida dele eram maiores do que ele pensava.
Passado algumas horas, os irmãos de José viram os compradores de escravos passando e acharam vantajoso para eles, vender José, assim, José estaria longe e vivendo uma vida de escravos(Gn 37:28).
Então, tiram o menino José da cisterna e o vendem como escravo para os Egipcios, que consequentemente foi comprado por Potifar, um Oficial do Faraó, capitão de guarda. (Gn 37:36)
Embora seja melhor trabalhar como escravo do que ficar preso em uma cisterna a vida de José mudou radicalmente de uma hora pra outra, longe de seus pais, com saudades, com medo, começou trabalhar para Potifar como empregado, e a Palavra diz que o Senhor era com ele e ele era bom em tudo que fazia.

E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.          Gn 39:2-4

Mesmo quando você aparentemente está caído, fraco, Deus continua com você e vai te abençoar aonde você estiver !
Logo, José é promovido para Mordomo do palácio de Potifar, e quando tudo parece estar melhorando em sua vida ele acaba sendo injustiçado mais uma vez.

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;         Gn 39:7-8

Até então José já tinha ido pra cisterna, foi vendido aos egipcios, humilhado por seus irmãos, e enfrentando toda aquela vida com alegria, a ponto de ser promovido a Mordomo da casa onde trabalhava, e agora ele vence a tentação, recusou à traição da mulher de Potifar e mesmo assim acaba sendo preso.

E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.                Gn 39:20

Deus o fez parar em uma prisão, ser injustiçado, caluniado, humilhado, e não há duvidas de que José fez a pergunta que muitos de nós já fizemos a Deus..

O que foi que eu fiz ?

Todo preço tem um sonho, Deus estava moldando José, provando e preparando José para que o Sonho de Deus se cumprisse na vida dele.

Muitas vezes não entendemos, quanto mais apegados em Deus estamos, mais profundo é nossa cisterna, mas não tenha dúvida de que quanto mais profundo for a sua cisterna, maior será o seu galardão !

José passou por tudo isso, para ser governador do Egito e para que os Sonhos de Deus se cumprissem na vida de José e de toda a geração dos descendentes de Jacó que viveram posteriormente no Egito.

Deus era com José também na prisão, e mesmo preso ele conseguia ser próspero em tudo que fazia (Gn 39:23), por 2 anos ficou preso, e foi usado por Deus para interpretar o sonho de 2 que estavam presos ali com ele. (Gn 40:1-23)
Repare na fidelidade de José, mesmo preso ele se mantinha fiel, em nenhum momento a Bíblia nos mostra que José murmurou contra Deus, pelo contrário, ele era próspero em tudo que fazia, afinal, o Senhor era com ele.
Deus o provou por 2 anos na prisão, até dar um Sonho ao Faraó, que por sua vez não soube interpretar, nem ele, nem ninguém, chamou Faraó a todos os magos e feiticeiros do Egito, e ninguém soube interpretar o que o Faraó havia sonhado.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente 
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.       1 Coríntios 2:14-15

Somente alguém com o Espírito de Deus consegue entender e interpretar o que é de Deus.
E naquele Egito, nação idólatra, não havia ninguém que tivesse o Espirito de Deus, a não ser José.
José da a completa interpretação do sonho de Faraó (Gn 41:1-37)

E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus? 
Gênesis 41:38

Neste momento os Sonhos de Deus começaram a se cumprir na vida de José, depois de tudo que passou foi reconhecido por Faraó o qual promoveu José a governador do Egito.

José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.                 Gn 42:6

Este fato aconteceu aproximadamente 1.700 a.C, e confirmou o que veio a ser dito pelo próprio Deus em forma humana 1.700 anos depois.

"Mas buscai primeiramente o Reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6:33

Amados, Deus também teve um sonho, o sonho de trazer salvação para sua vida, é por nós que aconteceu todas essas coisas, é por nós tudo o que está escrito na Bíblia, é o projeto de salvação que Deus preparou para os Seus filhos.
Como foi visto, todo sonho tem um preço, e o preço do Sonho de Deus foi a Morte, alem das humilhações, da sujeição ao cumprimento de sua própria Lei, tomou sobre si nossas enfermidades, e foi Morto para que o Sonho Dele próprio se cumprisse.
Ele não quer só salvar você, mas também que você viva os Sonhos Dele para sua vida.
Como vimos neste estudo, é necessário que você abra o teu coração, não só ouça mas pratique as Palavras do Senhor e assim você irá viver a Promessa do Pai.
Sonhe, faça planos, projete, trace metas para sua vida,mas sob a Base do Criador dos Céus e da Terra, Deus.

Escrito por: Renan Roberto.
Graça e paz a todos,
Renan Roberto







2 comentários:

Anônimo disse...

Os sofrimento passado por José , foram para aperfeiçoa-lo , a confiaça em Deus o sustentava ,ele estava sempre firme na Rocha. Aprendemos com este estudo que devemos suportar as adversidades , confiante em Deus ,porque como diz uma musica , se diante de ti não se abrir o mar , Deus vai lhe fazer andar por sobre as águas. Crer , ouvir e praticar ... eis a receita ..obrigado Renan Roberto ...Que o Senhor lhe abençoe .

Anônimo disse...

mt mt dez amei parabéns Renan :D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...