quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tornando-se Propriedade de Deus

Texto apoio para o artigo: Deuteronômio cap 26 versos 16 a 19.


Uma das características de um verdadeiro Cristão é a obediência, as atitudes daquele que crê em Cristo deve sempre ter uma base bíblica, pois assim como a oração a obediência está diretamente ligada à nossa intimidade com Deus.

Desde o antigo testamento nós podemos observar o quanto Deus se importa com a conduta de seus filhos, vamos analisar algumas passagens bíblicas para aprendermos sobre a verdadeira obediência.
"Neste dia, o SENHOR teu Deus te manda cumprir estes estatutos e juízos; guarda-os pois, e cumpre-os com todo o teu coração e com toda a tua alma."  (Dt 26:16)
O versículo acima foi escrito cerca de 1300 anos a.C,  Deuteronômio é o ultimo livro do pentateuco, escrito por Moisés, e a obediência a qual a palavra faz menção é das leis anteriormente impostas por Deus através de Moisés, dentre elas estava a obrigação do sacrifício de um cordeiro para remissão de pecados, dentre outras.
Deus conhecia a vida e rotina de todos e criou aquela lei porque julgou ser justa, mas Deus queria que ela fosse cumprida não só por obrigação, mas de todo coração e com toda alma.

Desde o princípio, mesmo antes das Leis serem feitas, o pecado do homem automaticamente requeria derramamento de sangue para a remissão, por exemplo, quando Adão e Eva pecaram, foi necessário matar animais para fazer vestimentas para eles.
Isso tudo acontece devido a Santidade que há nos céus, Deus é infinitamente bom e Santo, a palavra diz que a glória do Senhor tem aspecto de fogo (Ex 19:18) tem aspecto de um fogo consumidor, e esse fogo consome todo pecado, e se o homem está em pecado é impossível entrar na presença do Deus Vivo.
Devido a isso era necessário todo um ritual para o pecado ser queimado do homem, e em todo o Antigo Testamento foi preciso haver derramamento de sangue para remissão.
"Hoje declaraste ao SENHOR que ele te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz."   (Dt 26:17)
Quando entregamos nossas vidas nas mãos do Senhor estamos sujeitos somente a Ele, quando aceitamos Jesus Cristo como nosso salvador, estamos declarando que vamos cumprir e viver toda a palavra do Senhor e dar ouvidos à Sua voz.
"E o SENHOR hoje te declarou que tu lhe serás propriedade particular, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos."  (Dt 26:18)
 Quando declaramos nosso compromisso com Deus, e cumprimos a sua palavra, o Senhor declara para nós que somos propriedade Dele.
"Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao SENHOR teu Deus, como tem falado."           (Dt 26:19)
O princípio da santidade no antigo testamento era justamente cumprir todas as leis presentes no pentateuco, mas todos naquele tempo falhavam em algum mandamento ou em alguma lei e passavam a estar em pecado.
Para isso, Deus desceu a terra, em forma humana e cumpriu toda a Lei e todos os mandamentos sem falhar em nenhum.
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." 
(Mt 5:17-18)







A Lei de Deus jamais pode ser abolida, Jesus Cristo disse que a Lei jamais passaria até que fosse cumprida.
Jesus Cristo foi Santo e pagou por todos os nossos pecados na Cruz, Ele é o cordeiro de Deus, hoje para alcançarmos o perdão de nossos pecados basta nos arrependermos e crer em Cristo, pois ele já pagou todos.

Hoje não estamos mais debaixo das Leis, mas sim da graça de Deus, todavia, é importante sermos obedientes a Deus, Jesus Cristo resumiu os 10 mandamentos em apenas 2.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."   (Mc 12:30-31)
Demonstramos a Deus que o amamos acima de todas as coisas quando pensamos primeiro na vontade Dele, no que é certo, quando nos tornamos uma pessoa de oração, obediente, fiel, dizimista, que vive a palavra, que busca o crescimento espiritual, que louva, etc.
E nós demonstramos o amor ao próximo no nosso dia dia, com nossas palavras, atitudes, mesmo que ninguém veja, Deus vê em secreto como somos com nossos irmãos.
Pela graça nos tornamos Propriedade Particular de DEUS!
"E o SENHOR hoje te declarou que tu lhe serás propriedade particular, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos."  (Dt 26:18)

"Somos santos pois fomos justificados pela morte e ressurreição de Cristo "


Graça e paz a todos !
Renan Roberto








Escrito por: Renan Roberto








1 comentários:

Anônimo disse...

Observei nesse estudo , o plano de salvação para vida do homem. A graça abundante de Deus é derramada de forma perfeita aos que crêen no sacrificio de Jesus Cristo.
Que as pessoas possam abraçar essa fé para salvação eterna .

Amem.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...