segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A Importância De Orar

Texto apoio para o artigo: Mateus cap 7 versos 7 a 12

Neste estudo veremos algumas referencias na bíblia a respeito da oração, e teremos por base as palavras de Jesus Cristo que estão no livro de Mateus, mas antes vamos ver qual o real significado de orar

“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.”  Hebreus 4:16

Vemos neste versículo que quando oramos chegamos ao Trono da Graça, nós entramos na sala do Trono e falamos com o Deus vivo, e vemos a recomendação de chegarmos "confiadamente", não devemos orar de qualquer jeito, deve haver certeza, confiança, seriedade, entrar em espirito de oração pode não significar nada aos olhos humanos, mas espiritualmente entramos em completa sintonia com Deus, entramos na presença Dele e temos a liberdade de conversarmos com Ele.
Vemos também a finalidade da oração confiante do servo, para que recebamos misericórdia e achemos a graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno, quando oramos com confiança a Deus e abrimos nosso coração Deus responde com socorro na sua vida, a graça é alcançada e você recebe o perdão (misericórdia de Deus).
Neste diálogo espiritual, nós falamos com palavras, mas Deus responde com bençãos e maravilhas sobre a vida de seus filhos.

“Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne.”  Salmos 65:2

“Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele.” Salmos 4:3 

A oração é uma ferramente de crescimento espiritual acessível a todos nós, não importa quem você é, Deus vê todas as pessoas como seus filhos, e ouve a quem o clama.

“Ou qual homem haverá entre vós, se o filho lhe pedir pão, dar-lhe-á uma pedra ? Ou se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente ? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?” Mateus 7:9-11

Nesta passagem Jesus diz que o Pai está disposto a dar bençãos e prosperidades a todos que pedirem, afinal, um Pai jamais dará pedra enquanto um filho lhe pede um pão.
Deus tem o constante desejo de nós abençoar, mas Ele fica impedido de fazer isso se nós não confiamos Nele, temos que pedir, a petição demonstra confiança e confissão de que Ele é capaz de suprir todas as nossas necessidades, quando pedimos ao Pai, mostramos que Ele é o nosso único refúgio, o único Ser a quem temos total liberdade de recorrer e que é capaz de nos ajudar.
Alem de todo crescimento espiritual, quando oramos nos tornamos mais íntimos de Deus, com certeza se hoje temos um amigo, conversamos muito com esta pessoa, e com Deus não é diferente, os homens se comunicam entre si através do telefone, mas nós nos comunicamos com Deus através da oração, e Ele responde com bençãos e realização na vida de quem o clama.

Sob que condições nos prometeu Deus dar as bençãos que necessitamos?
Sendo a única condição a oração, pedir, Deus anseia por ouvir nossa voz, Deus anseia por ver nossos joelhos dobrados no altar, em nosso quarto, pedindo e adorando a Ele, agradecendo e glorificando.
Não há nada que nos impeça de orar, muitas vezes as pessoas são barradas por pensamentos humanos, que tentam nos distanciar de Deus, mas é fundamental acreditar e ter fé enquanto oramos.

“Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.”  (Mt 7:7-8)

Na bíblia inteira vemos a confirmação de que Deus é bom e a sua misericórdia é maior do que possamos imaginar, mesmo que por muitas vezes você tenha murmurado, se queixado da situação que está, Deus garante que vai dar a quem pedir, que quem buscar vai achar, e que quem bater ele vai abrir a porta. 
Desde o Antigo Testamento, Abraão nunca teve uma oração sem resposta, em todos os contextos onde se inclui a palavra "orar" na bíblia não vemos Deus se calar perante nenhuma situação.
Os filhos de Israel quando saíram do Egito e por incontáveis vezes se desviavam e faziam o que era mau aos olhos de Deus, o Pai ouvia a oração, bastava que eles reconhecessem que o Senhor era Deus e orassem ao Pai que a misericórdia e o livramento os alcançava.
Deus pode até provar você, te moldar, preparar, mas a resposta de Deus vem !

"Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.”  
(Tiago 1:5-8)

A sabedoria é de extrema importância na vida do Cristão, e Tiago nos recomenda a pedir isso a Deus, porem, pedir com fé, não duvidando em nosso coração, o homem que ora com dúvida não pode nem esperar resposta de Deus, pois é inconstante em seus caminhos.
Deus quer dar resposta àqueles que o buscam com fé, com certeza, com convicção do que estão clamando, o Senhor não quer pessoas inconstantes, Ele não quer abençoar estes que não creem verdadeiramente Nele, muitos oram para testar a Deus, ver se ele realmente existe, mas Deus tem sede de pessoas que o amam, que querem entregar tudo nas mãos Dele e confiar ! Basta crer para receber.

“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” (João 14:13-14)

Outro fator importante é o nome a que pedimos, muitos oram a um padroeiro, a um santo ou uma santa, mas se esquecem do que diz o verdadeiro evangelho, Jesus neste versículo adiciona mais um requisito a oração do Cristão, devemos pedir pelo nome do Filho Jesus, pois foi Este que comprou nossa vida a preço de Sangue, é o único que tem poder e capacidade de realizar nossos desejos.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.”  Filipenses 4:6

Também não podemos de nos esquecer de agradecer a Deus em nossas orações, se estamos vivos hoje é porque Ele permite, então devemos agradecer por tudo, pelo nosso dia, pelas bençãos concedidas, e agradecermos até por simplesmente estarmos vivos.
Nesta versículo vemos que a oração é a principal chave para vencermos a ansiedade, primeiramente devemos orar ao Pai e expor todos os nossos pedidos e agradecimentos e não ficar ansiosos por coisa alguma, afinal, temos confiança que o Pai sabe e controla todas as áreas de nossas vidas.

“Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.”   (Efésios 6:18)

Esta é a frequência com que devemos orar, também baseados em 1 Tessalonicenses 5:17, onde diz "Orai sem cessar"
É mais uma indicação que nos permite saber que a oração é uma conversa com Deus, e essa conversa deve ser constante, devemos sim ter um tempo com Deus, afinal a palavra diz :

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará." (Mt 6:4)

Porem a oração excede este tempo íntimo com Deus, vai alem, devemos levar a oração alem de nosso quarto e orar sem cessar, no dia dia, no trabalho, na rua, em qualquer atividade, vigiar em oração, pois quando fazemos isso, temos a nossa capacidade de discernir aumentada e a cada dia ficamos mais próximos de Deus.
Orar sem cessar, é um dos princípios fundamentais.


“Acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.”  (2 Coríntios 12:8-9)

As vezes Deus responde nossa oração com um "Não", por vezes pedimos algo que aparentemente é o melhor para nós, mas os olhos de Deus vão além e o Poder do Altíssimo se aperfeiçoa nas nossas fraquezas.

“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”  (Mt 6:7-8)

Jesus ainda nos orienta que devemos ser simples em nossas orações, simples, humildes e sinceros, não devemos buscar palavras bonitas e nem fazer repetições pois o Pai é simples e sabe o que nos é necessário antes que de começarmos a orar.
Deus olha para nosso interior e escuta a voz da pureza de nosso coração.

“Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.” 

Encerramos com a oração mais conhecida no meio Cristão, o Pai Nosso, Jesus nos deu essa base de oração pois nela contem os principais elementos que nossa oração deve ter, o agradecimento, sujeição à vontade de Deus e a confiança Nele, a petição do suprimento de nossas necessidades, a petição do perdão, a concessão do perdão aos inimigos por amor do Pai, o livramento, e por fim, a glorificação do Nome do pai.
Os elementos básicos da oração Jesus nos ensinou, não só nos deu a ferramenta de orar como forma de comunicação com o pai, como também nos ensinou a usa-la. 
Agora basta colocarmos em prática e orar !
Orar, orar, orar, sem cessar.
Assista este lindo vídeo antes de comentar 



Faça este desafio consigo mesmo, se desafie a orar todos os dias, orar de coração aberto, com confiança e fé, e verás o mover de Deus em sua vida.

Que a paz do Senhor seja com todos os leitores.
Renan Roberto.

Escrito por: Renan Roberto.




4 comentários:

Wanderley disse...

Um dia alguem disse que a distância que existe entre Deus e uma pessoa é de apenas um braço , então oremos!

Anônimo disse...

Amém bom ensinamento

Unknown disse...

Amém aprendi bastante..

Unknown disse...

Amém aprendi bastante..

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...